Desmistificando a resolução das questões de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto à resolução das questões de Matemática, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões de Matemática observando um passo a passo da resolução.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados à cada questão estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 138

A fim de acompanhar o crescimento de crianças, foram criadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tabelas de altura, também adotadas pelo Ministério da Saúde do Brasil. Além de informar os dados referentes ao índice de crescimento, a tabela traz gráficos com curvas, apresentando padrões de crescimento estipulados pela OMS. O gráfico apresenta o crescimento de meninas, cuja aná lise se dá pelo ponto de intersecção entre o comp rimento, em centímetro, e a idade, em mês completo e ano, da criança.

Uma menina aos 3 anos de idade tinha altura de 85 centímetros e aos 4 anos e 4 meses sua altura chegou a um valor que corresponde a um ponto exatamente sobre a curva p50. Qual foi o aumento percentual da altura dessa menina, descrito com uma casa decimal, no período considerado?

a) 23,5%     b) 21,2%     c) 19,0%    d) 11,8%    e) 10,0%

 Resolução

 Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão para poder revisá-los.

  •    Leitura e Interpretação de Gráficos
  •     Porcentagem
  •     Regra de três simples

Relação entre conteúdos e Questão

Extrair dados de um gráfico e compará-los segundo o critério do aumento percentual.

Cálculo

O objetivo é determinar o aumento percentual da altura de uma menina desde os 3 anos até os 4 anos e 4 meses de idade, sob o ponto de vista da curva padrão 50 (p 50).

Segundo consta no enunciado da questão, aos 3 anos de idade, a altura da criança é de 85 cm. Já fazendo a leitura do gráfico, identificamos que aos 4 anos e 4 meses sua altura é de 105 cm conforme podemos ler na representação gráfica que extraímos do gráfico original.

Sabendo que o aumento foi de 20 cm (105 – 85 = 20), determinemos a quanto este valor equivale em percentual fazendo a regra de três a seguir:

Altura                    Percentual

85……………………100%

20……………………..x

Resposta

Alternativa A

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This