Desmistificando as resoluções das questões de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto à resolução de questões de Matemática, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões de Matemática observando um passo a passo da resolução.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados à cada questão estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 136

Para uma feira de ciências, dois projéteis de foguetes, A e B, estão sendo construídos para serem lançados. O planejamento é que eles sejam lançados juntos, com o objetivo de o projétil B interceptar o A quando esse alcançar sua altura máxima. Para que isso aconteça, um dos projéteis descreverá uma trajetória parabólica, enquanto o outro irá descrever uma trajetória supostamente retilínea. O gráfico mostra as alturas alcançadas por esses projéteis em função do tempo, nas simulações realizadas.

Com base nessas simulações, observou-se que a trajetória do projétil B deveria ser alterada para que o objetivo fosse alcançado. Para alcançar o objetivo, o coeficiente angular da reta que representa a trajetória de B deverá:

a) diminuir em 2 unidades.
b) diminuir em 4 unidades.
c) aumentar em 2 unidades
d) aumentar em 4 unidades.
e) aumentar em 8 unidades.

Resolução

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão para poder revisá-los.

  •       Medida de inclinação de uma reta (coeficiente angular)
  •       Razões trigonométricas (tangente)

Relação entre conteúdos e Questão

Identificar que a direção da reta é determinada a partir do cálculo da medida da inclinação da reta ou do coeficiente angular.

Cálculo

Basta determinar a inclinação da reta, primeiramente quando os projéteis se encontram no ponto (6,12). E depois calcular a nova inclinação supondo que os projéteis se encontram no ponto mais alto (4,16).

O cálculo da inclinação das retas baseia-se na determinação das razões entre os catetos opostos e adjacentes dos respectivos triângulos que destacamos a seguir.

Resposta

Logo, m – a = 4 – 2=2 .  Portanto, sua inclinação deve aumentar duas unidades.

Alternativa C

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This