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Prova Brasil: pouca evolução em 20 anos

Em 20 anos de aplicação, os resultados da Prova Brasil evoluíram pouco, muito pouco. É o que mostro nesse artigo.

Distribuição dos Alunos por nível de proficiência

No ano de 2017, mais uma vez, tivemos a Prova Brasil, uma avaliação que mede o nível de proficiência dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática e, de praxe, fornece o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas e das redes.

Nas diversas redes que compõe a Educação Básica, por meio desse índice, os gestores pautam seus trabalhos. Principalmente por meio de estabelecimento de metas que almejam aumentar o valor desse resultado que sua escola ou rede obteve. Nesse contexto, a responsabilidade recai sobre o professor, principalmente de 4º e 5º ano com vistas a fazer avançar suas turmas.

Nas séries iniciais do Fundamental, por exemplo, as iniciativas dos gestores para melhorar seus resultados vão desde a produção de planilhas com competências e habilidades a serem trabalhadas pelo professor. E desenvolvidas pelos alunos nos diversos anos escolares até a aplicação de simulados bimestrais para avaliar a aprendizagem de determinadas habilidades.

Em tais estratégias, no entanto, a metodologia de avaliação dos resultados das provas (que contabiliza número de acertos somente) está aquém daquele utilizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), isto é, a Teoria de resposta ao item (TRI).

No entanto, todo esse esforço ao longo dos anos para melhoraria do ensino de Matemática, deu pouco resultado. Garantiu apenas que um percentual considerável dos alunos do Fundamental I (acima de 60%) tivessem se apropriado dos níveis de 3 ao 6 na escala de proficiência em Matemática. Mas essa escala vai até o 10.

Alguns gráficos sobre os resultados da Prova Brasil

A seguir, a partir de dados disponibilizados pelo INEP sobre resultados da Prova Brasil, esboçamos gráficos que mostram as distribuições médias dos níveis de proficiência dos alunos ao longo de 20 anos de aplicações da prova Brasil.

Observação: O total destacado no canto direito corresponde à soma dos quatro percentuais.

 

Distribuição dos alunos por nível de proficiência no Brasil

 

Distribuição dos alunos por nível de proficiência no Estado de São Paulo

 

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About The Author

Valter Magalhães

Valter Magalhães é Professor e Mestre em Educação Matemática pelo IME / USP.

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