As tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, mais popularmente conhecidas como I.A., tem o objetivo de imitar o comportamento inteligente. Em particular, como ramo da computação, as tecnologias baseadas em I.A. visam a automação do comportamento do especialista.

Qual o impacto que as tecnologias baseadas em inteligência artificial tem sobre nossa sociedade como um todo?

 

[video_player type=”youtube” style=”1″ dimensions=”560×315″ width=”560″ height=”315″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″ ipad_color=”black”]aHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vd2F0Y2g/dj1VaEFfWmdJLW90TQ==[/video_player]

 

Vídeo Inteligência Artificial do canal Minutos Psíquicos

As tecnologias como um todo sempre tiveram papel determinante na sociedade, criando novas necessidades e modificando o modo como as pessoas interagem entre si e com o meio ambiente. Nesse contexto, podemos citar as mudanças promovidas pela indústria no que concerne à automatização da produção, bem como aquelas promovidas pelas tecnologias da informação.

No primeiro caso, tarefas rotineiras executadas por uma grande quantidade de pessoas passaram a ser feitas por máquinas controladas por um único indivíduo modificando significativamente os modos de produção e as relações de trabalho. No segundo caso, seja pelo aspecto da velocidade com que a informação se propaga ou pela possibilidade de maior interação à distância com o advento das redes sociais, com os canais próprios para a publicação de vídeos ou simplesmente pela comunicação por telefonia móvel, as tecnologias da informação modificaram o modo com que as pessoas se comunicam.

No que tange especificamente as aplicações da inteligência artificial no mercado de trabalho, observa-se também um profundo impacto da mesma nas profissões. Tal fato merece ser destacado, pois se a máquina em um primeiro momento, era capaz de substituir o trabalho rotineiro dito braçal, agora é capaz de substituir o trabalho rotineiro também do especialista, ou seja, do médico, do advogado, do contador, etc. É essa abordagem que põe a I.A. em destaque nas mídias.

Qual o papel da Educação Matemática nesse contexto?

As discussões e especulações em torno da I.A. são bastante amplas e muitos aspectos de suas aplicações podem ser debatidos. No entanto, escolhemos abordar o tema das habilidades necessárias aos profissionais dessa nova era afim de que não sejam substituídos pela máquina. Ou seja, do ponto de vista educacional, vamos discutir quais habilidades devem ser desenvolvidas pelos estudantes da Educação Básica que possibilite executarem tarefas que a máquina não faça. Além disso, vamos abordar a temática de como o ensino de Matemática pode contribuir nessa tarefa.

Como tema dessa página “ Lendo, compreendendo e interpretando a Matemática nos novos tempos”, afirmo que I.A é um tema social, concreto e relevante especialmente direcionado à professores da Educação Básica (Fundamental I e II e Ensino Médio), a alunos que estejam preocupados com sua formação e pais que desejam direcionar a educação de seus filhos.

Assim, pensando na formação do professor, o meu objetivo é discutir que tipos de atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula de Matemática tal que contribuam para a formação do educando.

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This