Os Descritores de Matemática da Prova Brasil

Na Prova Brasil, a elaboração do exame, bem como a aferição dos resultados obtidos pelos alunos, está baseada em uma matriz de referência construída com o objetivo de explorar uma ampla variedade de ideias e conteúdos considerados fundamentais em Matemática. Nesse contexto destacam-se os temas e os descritores de Matemática.

Segundo essa matriz, os conteúdos matemáticos ensinados no Ensino Fundamental pertencem a quatro grandes temas:

  1. Grandezas e Medidas
  2. Espaço e Forma
  3. Números e Operações/Funções
  4. Tratamento da Informação.

Mas o que é um descritor de Matemática?

O descritor é o elemento que possibilita explorar significativamente as ideias e conteúdos relativos aos temas potencializando o desenvolvimento de competências e habilidades pelo educando.

Com foco na resolução de problemas, na Prova Brasil de Matemática são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores de matemática, agrupadas em temas que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina.

Por exemplo, relativo ao tema Espaço e Forma, o descritor a seguir sugere que o professor faça todo um trabalho em sala de aula que favoreça o aprendizado sobre poliedros quanto a nomenclatura, propriedades, promover situações que permita aos alunos diferenciarem de corpos redondos (não poliedros), relacionar propriedades, etc.

D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.

No total, para o 5º Ano, são 28 descritores subdivididos nos 4 temas. Em cada um dos descritores, portanto, a simples menção da palavra “identificar” sugere o planejamento de uma gama de atividades matemáticas para garantir o aprendizado do conteúdo.

Portanto, no contexto da sala de aula, a observação dos descritores de matemática pelo professor ao elaborar atividades pode favorecer aos estudantes explorar, de modo significativo, conceitos, procedimentos e habilidades matemáticas consideradas básicas e explicitam as habilidades que os estudantes precisam dominar ao concluírem o final de uma etapa da escolaridade.

Professor, agora baixe em Power Point, com os descritores de Matemática para o 5º Ano para fazer seu planejamento do ano letivo de 2018. Para baixar clique aqui.

About The Author

Valter Magalhães

Valter Magalhães é Professor e Mestre em Educação Matemática pelo IME / USP.

Deixe o seu comentário