Seguindo a estrutura que utilizamos ao escrever sobre os Temas Números e Operações  (parte I e parte II) e Grandezas e Medidas, o objetivo desse artigo é iniciar uma reflexão sobre o significado dos Descritores de Matemática da Prova Brasil referentes ao Tema IV – Tratamento da Informação.

Conforme já dissemos em outros artigos, o exame de Matemática da Prova Brasil está baseada em uma matriz que consta de conteúdos, habilidades, competências e metodologia de avaliação constituindo-se, dessa forma, no referencial a ser seguido para a construção do respectivo exame.  O objetivo dessa matriz de referência é fixar parâmetros para explorar uma ampla variedade de ideias e conteúdos considerados fundamentais em Matemática.

Por esse motivo que chamamos a atenção sobre a necessidade de um trabalho em sala de aula, também norteado pelos descritores de Matemática, porém antecedendo a estratégia exclusiva de somente treinar os alunos para as provas.

A construção do exame de Matemática tem foco na resolução de problemas e, para tanto, deve ser observado que as questões evoluem quanto à complexidade, tanto em conteúdo quanto em raciocínio. Nesse contexto, o objetivo é   avaliar a apropriação de habilidades e competências pelo educando expressas pelos descritores. Dito isto, podemos dizer que o desempenho do aluno no exame é reflexo desse trabalho feito em sala de aula em que professores e alunos se comprometeram a realizar.

O descritor é o elemento que possibilita explorar significativamente as ideias e conteúdos relativos aos temas potencializando o desenvolvimento de competências e habilidades pelo educando.

Tratamento da Informação 

A inserção do tema “Tratamento da Informação” no Ensino Fundamental é justificada pela necessidade que o educando possui de aprender a utilizar diferentes linguagens para produzir, expressar, comunicar ideias bem como interpretar e usufruir das produções culturais disponíveis. Além de, com a apropriação das ferramentas pertinentes ao tema, poder questionar a realidade, desenvolvendo com isso, a capacidade de análise crítica.

O raciocínio não determinístico, ou estatístico, envolve uma forma de pensar diferente dos outros campos da Matemática, no sentido de colocar o estudante diante de problemas cuja solução envolve incertezas ou imprevisibilidade na análise de fenômenos de natureza aleatória. Trata-se de um raciocínio que envolve tanto indução como dedução e leva em conta necessariamente a incerteza e a variabilidade

No entanto, ao fim do 5º Ano, as habilidades relativas pertinentes aos descritores de Matemática dizem respeito aos conhecimentos técnicos e capacidades que possibilitam ao educando compreender informações expressas em gráficos e tabelas presentes em jornais, revistas, etc.

Portanto, as atividades que possibilitam desenvolver essas habilidades são aquelas que convidam o aluno a extrair conclusões a partir de dados numéricos expressos em gráficos ou tabelas, coleta e agrupamento de dados brutos, organização e descrição de dados; leitura e interpretação de dados apresentados de maneira organizada (tabelas e gráficos).

A associação entre o conteúdo específicos e descritores de Matemática permite explorar, de modo significativo, conceitos e raciocínios matemáticos. Portanto, a observação dos respectivos descritores pode ser uma estratégia interessante para a sala de aula, no sentido de poder ajudar (ou orientar) o professor sobre a disposição das questões em um teste por ele elaborado ou mesmo para o planejamento de seu trabalho em sala de aula.

Conteúdos e Habilidades 

Observando os descritores de Matemática para o Ensino Fundamental I, as atividades a serem desenvolvidas com vistas à desenvolvimento desse tema, são:

  • Interpretar dados em uma tabela simples e localizar informações, relativas ao maior ou menor elemento, em tabelas ou gráficos;
  • Reconhecer o maior valor em uma tabela de dupla entrada;
  • Localizar um dado em tabelas de dupla entrada e reconhecer informações em um gráfico de colunas duplas;
  • Interpretar dados em gráficos de setores e em um gráfico de colunas duplas;
  • Reconhecer o gráfico de linhas correspondente a uma sequência de valores ao longo do tempo (com valores positivos e negativos).

No entanto, ao elaborar um simulado, o professor precisa observar a evolução dos alunos com relação à coerência das respostas que o mesmo apresenta no teste e não somente quantidade de acertos. Para issoé necessário entender e interpretar a escala de proficiência proposta para a Prova Brasil no sentido do que já tratamos no artigo sobre a TRI.

Para saber mais sobre os conteúdos distribuídos segundo o nível crescente de complexidade ou dificuldade, ou seja, observando os níveis de proficiência da escala de Matemática da Prova Brasil conheça nossos cursos!

Observação: Para conhecer mais questões agrupadas segundo os descritores de Matemática, acesse o blog do professor Warles.

Descritores do Tema 

D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.  

Ao fim do 5º Ano, espera-se que o aluno tenha desenvolvido a habilidade de:

  • Ler, analisar e interpretar informações e dados apresentados em tabelas;
  • Extrair conclusões e encontrar respostas a partir de dados extraídos das próprias tabelas.

 

Exemplos de Situações Problemas

1) Uma pesquisa com estudantes de duas turmas do 5° ano sobre os programas de televisão preferidos registrou o resultado na tabela abaixo.

De acordo com essa tabela, qual foi o programa de televisão preferido da Turma A?

A) Desenhos animados.   B) Filmes.   C) Novelas.   D) Noticiário.

2) Pedro vai participar de um campeonato na categoria profissional. O valor das inscrições está apresentado na tabela abaixo:

Sabendo que Pedro se inscreveu no dia 28/10, qual o valor que ele pagou?

A) R$ 30,00    B) R$ 35,00    C) R$ 60,00    D) R$ 70,00

3) A turma de Joana resolveu fazer uma pesquisa sobre o tipo de filme que as crianças mais gostavam. Cada criança podia votar em um só tipo de filme.  A tabela seguinte mostra o resultado da pesquisa com as meninas e com os meninos.

Qual o tipo de filme preferido pelos meninos?

(A) Aventura  (B) Comédia   (C) Desenho animado  (D) Terror.

4) Veja, abaixo, os preços de alguns brinquedos da loja Seta.

Dentre esses brinquedos, qual é o mais caro?

(A) A bola   (B) A peteca  (C) O carrinho  (D) O jogo

5) (SAERJ). A tabela abaixo mostra o horário semanal da Escola “CONSTRUIR”. Na quinta-feira, no 3º horário, os estudantes dessa escola têm aula de:

 A) Português.  B) Estudos Sociais.  C) Ciências.  D) Matemática.

6) Observe a tabela da primeira fase da Copa do Mundo de 2010.

A seleção que sofreu mais gols foi a:

(A) do Brasil   (B) de Portugal  (C) da Costa do Marfim   (D) da Coreia do Norte

7) Renata tinha R$ 300,00 para fazer uma festa de aniversário para sua mãe e sua tia, que são irmãs gêmeas. Ela teve uma ideia brilhante quando viu o seguinte cartaz numa floricultura.

Resolveu, então, enviar flores para as duas aniversariantes.

Dos R$ 300,00 que possuía, já gastou R$ 246,00 comprando as tortas e os docinhos. Ela deverá usar toda a quantia restante para comprar as flores.

De acordo com a tabela, que tipo de flor ela pode comprar para as aniversariantes com a quantia que tem?

(A) rosas   (B) margaridas   (C) orquídeas   (D) flor do campo

D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

O descritor D28 diz respeito à leitura e interpretação de informações disponíveis em diferentes tipos de gráficos. Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de:

  • Ler, analisar e interpretar informações e dados apresentados em gráficos.

Exemplos de Situações Problemas

1) De acordo com o gráfico, quantos pontos o time C conquistou?

(A) 50   (B) 40   (C) 35  (D) 30

2) Nessa pesquisa, qual foi a profissão mais escolhida?

(A) Advogado  (B) dentista  (C) médico  (D) professor

3) Este gráfico apresenta o perfil de altitude de alguns dos morros da cidade do Rio de Janeiro. O número de metros que o Morro Pão de Açúcar tem a mais que o seu vizinho, Morro da Urca, é de:

(A ) 176 m   (B) 196 m   (C) 314 m   (D) 490 m.

 

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

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