No que confere à construção  da Prova Brasil, o objetivo desse artigo é iniciar uma reflexão sobre o significado dos respectivos descritores de Matemática referentes ao Tema II – Grandezas e Medidas.

De forma análoga ao artigo sobre o tema Espaço e Forma (parte I e parte II), aqui novamente chamamos a atenção sobre a necessidade de um trabalho com os respectivos descritores de Matemática referente ao tema Grandezas e Medidas. Trabalho esse que antecede a estratégia de somente treinar os alunos para as provas com questões aleatórias.

Nesse sentido, considero que a quantidade de exercícios a serem resolvidos e que de certa forma “dão conta” de todo o conteúdo programático da prova ser muito grande. Além disso, para a aplicação de exercícios há de se observar o desenvolvimento dos conteúdos segundo os níveis de proficiência, conforme discutimos no artigo sobre o tema Espaço e forma.

Descritores de Matemática: Conteúdos e Habilidades

Conforme já dissemos, a elaboração do exame de Matemática está baseada em uma matriz de referência construída com o objetivo de explorar uma ampla variedade de ideias e conteúdos considerados fundamentais em Matemática.

Além disso, deve ser observado que as questões evoluem quanto à complexidade, tanto em conteúdo quanto em raciocínio. Dessa forma, volto a dizer que a implementação de exercícios em sala de aula sem a priorização de um trabalho prévio sobre os conteúdos e raciocínios envolvidos nas questões não favorece um aprendizado significativo.

Apesar disso, considero muito importante o professor consultar os bancos de questões publicados em sites, pois a disponibilização das questões em blogs e sites como o do professor Warles facilitam o trabalho do professor que os utiliza como fontes de pesquisas e montagem de atividades.

O foco da resolução de problemas, na prova Brasil de Matemática é   avaliar a apropriação de habilidades e competências pelo educando. E o descritor é o elemento que possibilita explorar significativamente as ideias e conteúdos relativos aos temas potencializando o desenvolvimento de competências e habilidades pelo educando.

Portanto, ao professor que deseja elaborar as atividades procedimentos e habilidades matemáticas consideradas básicas.

A partir de agora, nosso objetivo é mostrar que a associação entre o conteúdo específicos com base nos descritores de Matemática, recomendamos que explore, de modo significativo, conceitos, e os respectivos descritores pode ser uma proposta interessante para a sala de aula, no sentido de que esta estratégia pode ajudar (ou orientar) o professor sobre a disposição das questões em um teste por ele elaborado ou mesmo para o planejamento de seu trabalho em sala de aula.

Dessa forma, com o objetivo de que alunos operem livremente com as medidas destas quantidades, é necessário ampliar o domínio da aritmética para além dos números inteiros, por meio da compreensão da necessidade do uso dessas subdivisões da unidade.

Portanto, devido à pertinência e relevância tema, destaca-se a necessidade de estudo conhecimento dos descritores de Matemática com vistas ao desenvolvimento das habilidades pelo educando que o conduzam à utilização competente de unidades de medidas em diversas situações.  Nesse sentido, os descritores relativos ao tema Grandezas e Medidas, destacam a compreensão e utilização convenientemente das diversas unidades de medidas de comprimento, massa, tempo, temperatura, valores monetários, área, velocidade, etc.), bem como o aspecto convencional das mesmas.

Conteúdos

 

A seguir, seguem propostas de atividades ou exercícios a serem desenvolvidas com vistas à desenvolvimento desse tema. Na segunda parte desse artigo, detalhamos os respectivos descritores de Matemática com exemplos de situações problemas para cada descritor.

Observação: Para saber mais sobre os conteúdos distribuídos segundo o nível crescente de complexidade ou dificuldade, ou seja, observando os níveis de proficiência da escala de Matemática da Prova Brasil conheça nossos cursos!

  •  Determinar o total de uma quantia a partir da quantidade de moedas de 25 e/ou 50 centavos que a compõe, ou vice-versa. Bem como converter uma quantia dada em moedas de 5, 25 e 50 centavos e 1 real em seu equivalente em cédulas de real. Além de converter uma quantia, dada na ordem das dezenas de real, em moedas de 50 centavos;
  • Interpretar horas em relógios de ponteiros; determinar o horário final de um evento a partir de seu horário de início e de um intervalo de tempo dado. Inicialmente em intervalos menores que uma hora, aumentando progressivamente o nível de dificuldade para intervalos quaisquer;
  • Converter uma hora em minutos, semanas inteiras em dias; converter mais de uma hora inteira em minutos;
  • Converter a duração de um intervalo de tempo, dado em horas e minutos, para minutos;
  • Determinar a duração de um evento a partir dos horários de início, informado em horas e minutos, e de término, também informado em horas e minutos, sem coincidência nas horas ou nos minutos dos dois horários informados;
  • Resolver problemas sobre intervalos de tempo envolvendo adição e subtração e com intervalo de tempo passando pela meia-noite;
  • Resolver problemas envolvendo intervalos de tempo em meses, inclusive determinando o intervalo de tempo decorrido entre duas datas quaisquer;
  • Determinar a área de um terreno retangular representado em uma malha quadriculada;
  • Estimar a alturas, comprimentos ou distâncias utilizando como referência os dados fornecidos graficamente por uma régua graduada em centímetros ou uma escala qualquer;
  • Determinar a área de figuras quaisquer (inclusive poligonais convexas e não convexas) desenhadas em malhas quadriculadas por meio de contagem dos quadrados tomados como unidade padrão;
  • Reconhecer que entre quatro ladrilhos apresentados, quanto maior o ladrilho, menor a quantidade necessária para cobrir uma dada região;
    Reconhecer o m² como unidade convencional de medida de área. Além disso, compreender que o m2 significa: o quadrado cujo lado mede 1 metro;
  • Determinar o perímetro de quadrados ou retângulos desenhados em malha quadriculada. Verificar o que acontece com esses resultados após a modificação de uma ou mais dimensões;
  • Converter medidas dadas em: toneladas para quilogramas, quilograma para grama, litro para mililitro, metro para centímetro, etc.;
  • Resolver situações problemas que envolvem a conversão entre diferentes unidades de: massa (tonelada, quilograma e grama), tempo (horas, minutos, segundos), comprimento (metros e centímetros), enfatizando, também, as conversões entre decímetros, centímetros e milímetros;
  • Determinar a razão entre as áreas de duas figuras desenhadas numa malha quadriculada bem como a razão entre as medidas de dois lados correspondentes;
  • Estimar a diferença de altura entre dois objetos, a partir da altura de um deles;

 

 

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